segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A foto do ano Unicef - 2008

"Por palavras sozinhas não ser o bastante para contar uma história, precisamos de fotos para preencher essa brecha. Enquanto palavras nos entregam informação, fotos nos mostram emoções e sentimentos — ambos combinados, irão criar uma história que é maior do que a soma de suas partes. Alice Smeets, uma jovem fotógrafa da Bélgica, decidiu dedicar-se a mostrar histórias de vida escritas com uma câmera fotográfica. Seu forte compromisso social e o modo intuitivo de lidar com as pessoas a fazem superar barreiras sociais e pessoais, para realmente chegar próxima do tema que importa." Milos Djuric

A jovem belga Alice Smeets foi a vencedora da competição internacional fotográfica realizada pela Unicef, a "UNICEF - Photo of the year", de 2008. A foto, tirada na capital Porto Principe, no Haiti, e escolhida entre outras 1450 fotos, mostra o contraste de uma menina que está com um vestido branco e limpo, suspenso por ela para não sujá-lo, enquanto pisa descalça em uma água imunda em meio a dejetos que servem de alimento para os porcos e para as pessoas que vivem ali.

"...sem trabalho, sem fontes seguras de energia, sem água potável, sem ar puro para respirar, sem dinheiro para a próxima refeição. Nas choupanas o mais pobre dos pobres recursos é comer lixo simplesmente para encher estômagos. Em um cenário assim, uma pequena menina em um vestido branco parece ser um anjo amedrontado que se encontra no submundo, e ainda assim, determinada a lutar por um pouco de beleza."


O terremoto que atingiu a China em 12/05/08 deixou ao menos 70000 vítimas na província chinesa de Sichuan, e 6 milhões de pessoas tiveram que sobreviver em acomodações de emergência. Na foto do israelense Oded Balilty (Associed Press), que ficou em segundo lugar, uma menina aguarda na fila a sua vez para pegar uma porção de comida.






Entre o combate de tropas americanas e paquistanesas contra o Taleban e a Al Qaeda na província de Kunar, no Afeganistão, crianças são vítimas comuns no local mais perigoso desse país. A foto do húngaro Balazs Gardi, que ficou em terceito, mostra o pai afegão e seu filho ferido.





Fontes:

Ano que vem tem fotojornalismo, e algumas idéias já vem em mente, direcionadas para o jornalismo comunitário, em que eu quero me especializar.

Nenhum comentário: